quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Olá Pessoal!
Criei este blog para apresentar minhas produções literárias. Gostaria muito de discutir algumas questões que abordo em meus livros. A opinião de vocês é muito importante, afinal é de vida que se faz ficção (grifo meu). Já publiquei alguns livros técnicos em meio digital e impresso e agora me sinto segura para começar a escrever textos ficcionais. Meu primeiro livro de ficção é Vozes, publicado pelo Clube de Autores. Espero que gostem. Logo, logo publicarei o segundo.
Abraços, sempre!
Marta Ouchar

6 comentários:

  1. O trecho que segue é do meu primeiro livro de ficção publicado: Vozes. Ele aborda um momento dramático vivido pelo Chile: a ditadura do General Pinochet. Nesse contexto aterrorizador, desenrola-se um romance que deve resistir a muitas provações.

    "Aos poucos, comecei a tomar ciência do cotidiano de um país que vivia num regime opressor. Naqueles dias de muita insegurança diante do que aconteceria de fato, eu não conseguia esquecer uma passagem do romance São Bernardo, que teimava em aparecer em minha cabeça, como uma metáfora que ribombava sem parar. Era Paulo Honório pensando em Madalena.
    'Madalena entrou aqui cheia de bons sentimentos e bons propósitos. Os sentimentos e os propósitos esbarraram com a minha brutalidade e o meu egoísmo.' São Bernardo, Graciliano Ramos
    Assim como a brutalidade e a truculência de Paulo Honório Mataram Madalena, o povo chileno também era assassinado todos os dias. Eram assassinatos diferentes, alguns físicos, no sentido literal da expressão, mas havia o assassinato moral, intelectual e democrático."

    ResponderExcluir
  2. Gostei professora Marta, Tem meu voto parabéns! Abração.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada, Leni! Vou postar muito textos e espero que você goste. Sua opinião é muito importante. bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá pessoal! Quero apresentar a vocês a Brigite. Ela vive algumas situaçoes interessantes em "Verdades e mentiras sobre a vida crônicas irreais vividas por Brigite", meu primeiro livro de crônicas.

    Segue um trechinho de uma das aventuras de Brigite. Beijos!

    Os brincos de Brigite

    Sou uma mulher de muitas vidas e eventualmente acredito que sei organizá-las. Então, um dia desses resolvi fazer uma faxina em casa. Retirei aquelas caixas velhas, fechadas e amarradas com barbante, de cima do guarda roupa e comecei a separar o que poderia ou não ser descartado.

    Não consegui me desfazer de muita coisa, pois quase tudo parecia guardar um segredo meu. Na tentativa de esvaziar ao menos uma caixa encontrei uma outra caixinha, de presente, e dentro dela um par de brincos de pressão, daquele que apertam a parte molinha da orelha. Eu gostava muito desses brincos e costumava usá-los com uma roupa bem colorida e alegre. Mesmo assim tentei descartar os brincos, colocando-os no cesto de lixo.

    Enquanto tentava manter a decisão firme de jogar os velhos brincos lembrei-me do dia em que os ganhei. Eles vieram acompanhados de um presente especial, aliás, os brincos fizeram parte de um dos momentos mais eróticos de minha vida e o mais engraçado é que não cheguei nem perto de sexo neste dia.

    Um rapaz, um amor de juventude, havia feito uma aposta comigo e disse que me daria um presente se eu ganhasse a tal aposta. Eu ganhei e ele me deu uma caixinha, aquela caixinha de presente, e dentro dela havia o par de brincos e uma calcinha, muito, muito pequena.

    Nunca fui exatamente tímida e recebi a caixinha com espanto, mas muito orgulhosa. A renda branca e as tirinhas de seda da calcinha formavam um coração dentro da caixinha e no cantinho estavam os brincos. Agradeci meu amor juvenil, é claro, com um beijo terno e apaixonado. Namoramos mais um pouquinho e fui para casa.

    continua....

    Marta Ouchar

    ResponderExcluir
  5. Oi Pessoal! Feliz Ano Novo a todos, em especial aos que gostam das "boas letras" e das historias que a vida conta.

    Para acessar o livro Vozes, clique aqui: http://www.clubedeautores.com.br/book/119278--Vozes

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Para o livro "Vozes" acesse

    http://www.clubedeautores.com.br/book/119278--Vozes

    ResponderExcluir